FILOSOFIA CLÍNICA NAS EMPRESAS

Por Fernando Fontoura

Foi ao ar nesta semana, tanto no canal do YouTube [ https://youtu.be/DQZtnWjKDrQ ] quanto no Spotify [ https://open.spotify.com/show/2SaCUzeSneYZI4zcNiVgBD ] o tema Filosofia Clínicas nas Empresas. Vou aqui fazer um resumo dessa questão.

A empresa é, de certa forma, uma soma de partes interligadas, tanto de setores quanto, fundamentalmente, de pessoas. Esse conjunto está circunstanciado por um horizonte que é definido pelos valores, atuação e missão da empresa. Dentro deste horizonte, há formas de ser da empresa que atendem a esse horizonte e que, às vezes, confrontam ela com suas metas ou objetivos. Há, portanto, possiblidade de conflitos empresariais tanto quanto há conflitos em uma estrutura de pensamento de uma pessoa que é circunstanciada pela sua própria história.

Nesta perspectiva é que entra a Filosofia Clínica. Na atuação individual, com uma ou uma partilhante, a mesma “fotografia” é feita: elementos de uma estrutura (os setores da empresa e as pessoas em cada setor) que formam um conjunto interrelacionado em si mesmo e que estão circunstanciados e em relação com o horizonte existencial dessa pessoa, à qual efetiva alguns modos de ser para lidar com essa relação complexa. Às vezes tudo corre bem e a existência é boa, agradável e recompensadora. Outras vezes, é tudo ao contrário, quando as relações internas não se alinham ou se sintonizam bem com as circunstâncias ou os modos de ser.

Portanto, a perspectiva original da Filosofia Clínica, a noção de conjunto, tanto dos elementos da estrutura quanto de sua relação como as outras circunstâncias externas e os modos de ser, fazem dela uma ferramenta metodológica muito pertinente e de visão ampla para grupos, empresas, famílias etc.

A Filosofia Clínica nas empresas ou grupos ajuda a todos terem uma noção tanto de si quanto da estrutura complexa e ampla do grupo e assim compreender o todo a partir de si e compreender a si a partir do todo. Neste sentido, as relações, conexões ou interseções entre as estruturas ficam mais claras e pode-se ter melhores meios de decisão sobre si ou sobre a estrutura como um todo.

Importante considerar que a estruturar é móvel, tanto a interna de cada um quanto a grande estrutura na qual a empresa ou grupo está inserida e da qual é o horizonte de todos os que estão neste grupo. Ao perceber-se no todo, as possibilidades e limites ficam mais claros. Às vezes alguma reestruturação interna é o suficiente, outras uma reestruturação na rede empresarial e às vezes a noção de que não se está no momento certo e no lugar certo.

A Filosofia Clínica pode ajudar tanto a cada indivíduo dentro dessa rede empresarial quanto aos próprios gestores e tomadores de decisões dentro da empresa. Não determinando o que fazer, mas mostrando um mapa de caminhos abertos, atalhos e limites e a relação parte/todo e todo/parte para um melhor movimento de mudanças ou confirmações de padrões dentro do horizonte empresarial ou do grupo.

Publicidade

Publicado por epochefilosofiaclnica

Espaço para informações sobre terapia e formação em Filosofia Clínica, blog com textos, vídeos, artigos para baixar e contato de professores e terapeutas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: