Somos a Epoché, muito prazer!

Foto por Collis em Pexels.com

A EPOCHÉ acredita na mensagem libertadora da Filosofia Clínica sistematizada por Lúcio Packter no início dos anos 90 e na prática desse método terapêutico realizada por Hélio Strassburger. No âmbito daquilo que a Filosofia Clínica pode oferecer, ela é um método terapêutico que permite a singularidade de cada indivíduo aparecer e se sustentar, realizando-se, assim, uma terapia para cada pessoa, sem a necessidade de tipologias onde todos são colocados na mesma “caixinha”. Não tem “caixinha” na Filosofia Clínica e cada singularidade é considerada em seus próprios critérios e referências próprias. Somos uma equipe pequena mas que preza pela qualidade do atendimento, pela qualidade das aulas com viés prático e não apenas teórico.

O que a Epoché oferece para você?

Cursos e eventos

A EPOCHÉ surgiu da necessidade de ajustar o curso de formação em Filosofia Clínica presencial, para o formato online. Deste modo, a formação completa em Filosofia Clínica foi dividida em 6 módulos, com 4 meses de duração de cada um.

O objetivo maior da EPOCHÉ é sempre relacionar a Filosofia Clínica com a prática terapêutica ou da vida de cada um que entra em contato com nossos terapeutas ou professores.  Por isso, além da formação em Filosofia Clínica, a Epoché oferece eventos e cursos livres sobre a Filosofia Clínica, cumprindo com o seu compromisso de proporcionar aos filósofos clínicos, e a quem mais tiver interesse, uma formação continuada

Atendimentos

Reunindo profissionais da prática da Filosofia Clínica que têm “chão de fábrica”, como diz Hélio Strassburger, para oferecer serviços de atendimento:

  • pessoal
  • em grupo
  • empresarial
  • hospitalar

Focando na história, narrativa, questões e modo de vida daquele que faz a interseção com nossos terapeutas, os filósofos clínicos da Epoché irão voltar suas atenções para o partilhante (pessoa em atendimento), concentrando-se na singularidade dele, abstraindo qualquer teoria universal sobre o ser humano. O acolhimento dos nossos filósofos clínica proporciona uma construção compartilhada dos indivíduos em atendimento.

Nossa Equipe

Fabiano Jerônimo dos Santos

Bacharel (UCP, RJ) em filosofia, especialista em filosofia clínica (Casa da filosofia clínica) com habilitação à clínica (Casa da filosofia clínica). Realiza atendimentos terapêuticos nas modalidades presencial e on-line, e é palestrante. É sócio-professor da Epoché: atividades em filosofia clínica.

Fernando Fontoura

Graduado em filosofia (IDC Faculdade), mestre em filosofia (PUC-RS) e doutor em filosofia (UNISINOS), ênfase na filosofia antiga estoica. Formado em filosofia em 2014 pela Casa da Filosofia Clínica de Porto Alegre, realizou seu estágio na instituição de atendimento social Pão dos Pobres de Porto Alegre por 2 anos. É terapeuta atuante com atendimentos pessoais (crianças e adultos), casais, grupos, empresas, geriatrias, atletas de esporte de alto rendimento. É professor do curso de formação em Filosofia Clínica da Casa da Filosofia Clínica onde formou duas turmas no Rio de Janeiro – Niteroi e Petrópolis – e sócio-professor da EPOCHÉ: atividades em Filosofia Clínica. Faz orientações para formandos em Filosofia Clínica que querem ser terapeutas habilitados.

Miguel Angelo Caruzo

Bacharel (FSB/RJ) e licenciado (UCP/RJ) em filosofia, especialista em filosofia clínica (Instituto Packter e Faculdades ITECNÉ) com habilitação à clínica (Casa da Filosofia Clínica), mestre (UFJF/MG) e doutor (UFJF/MG) em ciência da religião na área de concentração de filosofia da religião. Além de realizar atendimentos terapêuticos como filósofo clínico, exerce a docência e a supervisão de estágios clínicos na Casa da Filosofia Clínica, no Instituto Sendtko e na Fundação Educacional, e Assistencial de Chapecó, da qual é membro, e na Epoché: atividades em filosofia clínica, na qual é sócio-professor.

Paulo Alves Filho

Bacharel e licenciado em filosofia pela UFF (Universidade Federal Fluminense), especialista em filosofia clínica e habilitado à clínica pela Casa da Filosofia Clínica (RS). Realiza atendimento terapêutico, on-line e presencial. É supervisor de estágios clínicos para habilitação à prática da filosofia clínica como profissão. É sócio e docente na Epoché: atividades em filosofia clínica.

Dionéia Gaiardo

Terapeuta

Filósofa Clínica formada pela Casa da Filosofia Clínica-Escola de Altas Habilidades de Porto Alegre, realizou seu estágio na instituição social O Pão dos Pobres de Santo Antônio em Porto Alegre de 2016 a 2018, atendendo colaboradores e também crianças acolhidas pela instituição. Em 2018 atuou como terapeuta voluntária no Projeto “Conhece-te a ti mesma”, desenvolvido em parceria com Rosângela Severo, onde atendeu 24 mulheres de áreas de risco. É Administradora graduada pela Faculdade Monteiro Lobato – FATO e graduanda em Filosofia pela Unisinos. Faz parte da equipe de atendimentos da EPOCHÉ: atividades em Filosofia Clínica.

E-mail: dioneiagaiardo@epochefilosofiaclnica

%d blogueiros gostam disto: